Buscamos mudanças mas esquecemos que a transição exige uma pausa para se adaptar. Um momento para respirar e conseguir, com calma, entender o novo cenário e os próximos passos. A melhor maneira de encontrar respostas é quando paramos para refletir e daí decidir o que fazer.
Mas, por alguma razão, ultimamente temos nos cobrado quase que a imediata adaptação. Como quando fazemos uma longa viagem e, quando chegamos, no dia seguinte já voltamos ao trabalho e rotina. Ainda estamos com as malas por desarrumar, e nem mesmo separamos as roupas sujas para lavar. Mas vamos seguindo a rotina sem assimilar que a situação mudou, fazendo confusão mental se estamos aqui ou ainda viajando.
Esta reflexão me lembrou um filme que eu vi, no qual os personagens haviam contratados pessoas locais para carregar as bagagens, pois o trajeto a ser feito até o destino era todo à pé. Em dado momento, essas pessoas simplesmente pararam, o que deixou uma dos personagens enlouquecido, questionando o guia o que tinha acontecido. Este lhe respondeu que, como haviam andado muito rápido, os carregadores agora precisavam parar para esperar a Alma chegar. Não lembro mais nada do filme, mas esta passagem me marcou muito.
Todas as vezes que me sinto deslocada, seja da volta de uma viagem, seja na adaptação de um novo cenário (trabalho, casa, responsabilidades…), eu respiro e penso: preciso esperar minha alma chegar aqui, se adaptar à mudança. Só depois de um tempo, principalmente quando paro e respiro, que começo a sentir a calmaria de alguém que sabe onde está e o que precisa ser feito.
Estar presente exige consciência e honestidade com o nosso sentir. Ser eficiente para parecer resiliente, mas prejudicando a saúde física e mental, não ajuda no crescimento. Só retarda a aprendizagem. E só demonstra que nosso agir é uma encenação.
Aceitar meu tempo de adaptação, percebendo os sinais externos da situação e como internamente isto me afeta. Pausar para entender tudo isto. Permitir à minha Alma o tempo necessário para também chegar. A parti disso, mente e coração juntos conseguem entender a mudança ocorrida e seguir adiante. Só assim consigo aprender que a vida é mudança, sempre.
Deixe um comentário